Análise de Solo

Gostou? compartilhe!

O solo é um meio complexo e heterogêneo que tem como funções sustentar a vida e o habitat das pessoas, animais, plantas e outros organismos; manter o ciclo da água e dos nutrientes; proteger a água subterrânea, manter o patrimônio histórico, natural e cultural, conservar as reservas de minerais e matérias primas, produzir alimentos, entre outras.

A Análise do Solo é uma ferramenta importante no gerenciamento de áreas contaminadas e realizada em todos as etapas de investigação definidos na avaliação ambiental preliminar (primeira etapa do gerenciamento) por meio da determinação das áreas de investigação, ou seja, suspeitas de contaminação e com potencial de contaminação.

Estas áreas são definidas de acordo com o histórico de atividades da área e dos compostos utilizados no local.

Para a Análise do Solo é realizada a amostragem do mesmo por meio de sondagens, e tais amostras são enviadas para análises químicas dos compostos de interesse para o laboratório responsável, o qual emitirá os laudos com os resultados analíticos.

Caso seja constatada a contaminação em fase retida, por meio da comparação dos laudos analíticos com os valores de intervenção determinados pelo órgão ambiental, e a contaminação não estiver delimitada, a amostragem de solo poderá ser novamente realizada na etapa seguinte do gerenciamento de áreas contaminadas, que consiste no estudo técnico de investigação ambiental detalhada.

Análise de solo

A Biovert Ambiental trabalha somente com laboratórios acreditados pelo Inmetro, segundo a ABNT NBR ISO/IEC 17025, atendendo à Resolução SMA 90 e SMA 100/2014 e possui profissionais com mais de 15 anos de experiência no gerenciamento de áreas contaminadas.