Avaliação Ambiental Preliminar

Gostou? compartilhe!

O Gerenciamento de Áreas Contaminadas tem como etapa inicial a Avaliação Ambiental Preliminar. O objetivo da etapa de avaliação ambiental preliminar consiste na elaboração de diagnóstico inicial das Áreas Suspeitas (AS) ou Potencialmente Contaminadas (AP) por meio de inspeções de campo e coleta de dados para determinar a possível existência de contaminação na área.

De acordo com a Decisão de Diretoria nº 038/2017/C a etapa de Avaliação Preliminar tem como objetivo caracterizar as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento na área sob avaliação, identificar as áreas fonte e as fontes potenciais de contaminação (ou mesmo fontes primárias de contaminação) e constatar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação, embasando sua classificação como Área Suspeita de Contaminação (AS) e orientando a execução das demais etapas do processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

As principais etapas da Avaliação Ambiental Preliminar são: obtenção de informações da área de interesse; documentação da existência de evidências ou fatos que levem a suspeitar ou confirmar a contaminação, possibilitando sua classificação como AS, AP ou exclusão do cadastro; classificação da área; elaboração do modelo conceitual de contaminação; avaliação da necessidade da adoção de medidas emergenciais na área e elaboração do relatório técnico.

Avaliação ambiental preliminar

A Biovert Ambiental possui profissionais com vasto conhecimento na prestação de serviços de consultoria ambiental. A prioridade da empresa é o atendimento diferenciado e eficiente, fornecendo embasamentos técnicos para as tomadas de decisão.