Avaliação de Risco à Saúde Humana

Gostou? compartilhe!

A etapa de Avaliação de Risco à Saúde Humana tem como objetivo identificar e quantificar os riscos à saúde humana, provenientes de uma área contaminada e decidir sobre a necessidade de implementar medidas de intervenção.

A saúde humana e a segurança da população devem ser priorizadas, dentre os bens a proteger expostos na avaliação de risco em uma área contaminada.

A Avaliação de Risco à Saúde Humana deve ser executada considerando todas as informações obtidas nas etapas anteriores, em especial o Modelo Conceitual elaborado na Investigação Detalhada (MCA3), e no final da execução desta etapa ser elaborado o Modelo conceitual 4 (MCA4).

Entre os serviços executados nesta etapa do gerenciamento estão: sondagens ambientais e medição de vapores; instalação de poços de monitoramento; amostragens de água subterrânea nos poços instalados; avaliação da qualidade da água; cálculo de risco para cada substância química de interesse; atualização do modelo conceitual, entre outros.

As concentrações das substâncias químicas de interesse obtidas, devem se manter abaixo das Concentrações Máximas Aceitáveis para que o risco à saúde humana não seja considerado.

Para cálculo dos riscos aos receptores humanos identificados deve ser utilizada a Planilha para Avaliação de Riscos para Áreas Contaminadas sob Investigação da Cetesb, segundo as diretrizes da DD nº 038/2017/C.

Precisa realizar a Avaliação de Risco à Saúde Humana em seu empreendimento?

Entre em contato com a Biovert Ambiental e garanta o melhor custo-benefício para seu trabalho. A Biovert está sempre em busca de aprimoramentos técnicos e novas tecnologias garantindo alta qualidade nos serviços prestados.