Gerenciamento de Resíduos Industriais

Gostou? compartilhe!

O Resíduo Industrial é uma categoria de resíduos considerado um dos grandes responsáveis pelas agressões ao meio ambiente, devido ao grande volume de produção e ao descarte ambientalmente incorreto.

O Gerenciamento de Resíduos Industriais é a solução para reverter esta situação, evitando impactos no âmbito social, econômico e ambiental.

De acordo com a Lei nº12. 305/ 2010 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, os resíduos industriais são aqueles gerados nos processos produtivos e nas atividades industriais, que exigem um método específico de gerenciamento e disposição final.

Além disso, o gerenciamento visa solucionar todo problema ocasionado por este material, devendo viabilizar o máximo reaproveitamento (reciclagem) e minimizar a geração de rejeitos (que não podem ser reutilizados), cabendo a cada gestor a responsabilidade de gerenciamento do seu resíduo.

A NRB nº 10.004/2004 da ABNT, promove a classificação dos resíduos sólidos de acordo com o risco potencial ao meio ambiente e a saúde pública, sendo eles: em Classe I (perigosos), Classe II-A (Não- Inertes) e Classe II-B (Inertes); com isso é possível realizar um gerenciamento adequado de resíduos.

A falta de Gerenciamento de Resíduos Industriais ocasiona impactos ao meio, caracterizando um crime ambiental, que pode acarretar em penalidades e sanções ao responsável legal, conforme estabelece a Lei nº 6.938/1981 – Lei de Crimes Ambientais.

Além disso, o Gerenciamento de Resíduos Industriais traz diversos benefícios ao empreendimento, como identificação de desperdícios e falhas no processo produtivo, comercialização de materiais, além de um desenvolvimento sustentável e uma imagem positiva para a empresa.

Está precisando realizar o gerenciamento de resíduos no seu empreendimento?

Entre em contato com a BioVert Engenharia Ambiental, para que a nossa equipe possa apoiar a sua empresa nesse gerenciamento, garantindo o atendimento a todas as exigências legais e o melhor custo final para você.