Monitoramento Ambiental

Gostou? compartilhe!

A BioVert Engenharia Ambiental é uma consultoria ambiental especializada em Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Gerenciamento de Resíduos e Licenciamento Ambiental. A empresa conta com uma equipe de profissionais qualificados para atender as necessidades de cada cliente com excelência e qualidade.

O gerenciamento de uma área contaminada envolve dois processos: Investigação e Reabilitação.

O Monitoramento Ambiental é uma das últimas etapas no processo de reabilitação de uma área contaminada. Seu principal objetivo é verificar, por meio de campanhas executadas em períodos de baixa e alta pluviosidade, se as concentrações identificadas na Avaliação de Risco se mantêm abaixo dos limites indicados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Essa etapa consiste na execução de amostragens de água subterrânea e/ou amostragens de solo realizadas por empresas certificadas atendendo as Normas Técnicas:

ABNT NBR 15847:2010 – Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento – métodos de purga;

ABNT NBR 16434:2018 - Amostragem de resíduos sólidos, solos e sedimentos - Análise de compostos orgânicos voláteis (COV) – Procedimento.

Após a coleta, as amostras são analisadas em um laboratório certificado e as substâncias químicas identificadas são comparadas aos valores orientadores de prevenção e intervenção da Cetesb, estabelecidos pela Decisão de Diretoria Nº 256/2016/E.

Monitoramento ambiental

É importante ressaltar que as campanhas devem ser realizadas e analisadas por profissionais qualificados, pois quando identificado o aumento das concentrações, o profissional deve interromper o Monitoramento Ambiental, e tomar medidas estratégicas e objetivas para que o processo de reabilitação seja retomado.

O objetivo da BioVert é proporcionar a cada cliente a melhoria contínua de suas atividades por meio da satisfação econômica e segurança, além da credibilidade de um trabalho executado com honestidade e transparência, visando atender os procedimentos e diretrizes da Decisão de Diretoria nº038/2017/C da Cetesb para a eliminação ou redução de riscos a população e ao meio ambiente.