Remediação de Solo

Gostou? compartilhe!

A Remediação de Solo é o processo utilizado em uma área contaminada quando a mesma apresenta riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Geralmente os riscos são referentes ao contato com o solo superficial e subsuperficial, por meio da inalação de vapores e partículas, contato dérmico, ingestão direta de vegetais e água subterrânea, a partir da extração do solo.

A contaminação do solo pode causar diversos impactos ambientais, como exemplo, perda de capacidade de drenagem, mudanças na densidade do solo, e deslizamento de terras.

Para a execução da remediação, deve-se avaliar o solo e selecionar a melhor técnica, dependendo dos contaminantes presentes na área, e dos cenários de risco envolvidos.

São exemplos de técnicas de remediação:

  • Biorremediação - utilização de microorganismos para degradação dos contaminantes orgânicos.
  • Pump & Treat - bombeamento e tratamento da água subterrânea, utilizando bombas associadas a um compressor de ar, para que a água do poço seja separada em água/óleo (fase livre/fase dissolvida). A fase dissolvida é então encaminhada para remoção dos contaminantes antes do descarte do efluente.
  • Extração multifásica (MPE) - sistema de ventilação a vácuo, que extrai simultaneamente vapores e líquidos a partir de um mesmo duto, separando as fases vapor e líquida. As fases livres são encaminhadas para uma caixa separadora água/óleo para tratamento.
  • Air Sparging - método de injeção de ar que consiste em provocar o arraste dos contaminantes por volatilização, aumentando a biodegradação dos hidrocarbonetos dissolvidos.
  • Oxidação química in situ – introdução de oxidantes, capazes de reagir com os contaminantes promovendo a degradação dos mesmos e a redução de massa dos compostos químicos.

Remediação de solo

A Biovert Ambiental oferece serviços de Remediação de Solo contaminado, garantindo qualidade e segurança, apresentando as melhores alternativas com excelentes profissionais atuando em todas as etapas do processo e nas áreas contaminadas.